Hospital de Évora adota novo modelo de atendimento na Urgência Pediátrica

Hospital de Évora adota novo modelo de atendimento na Urgência Pediátrica

Terça-feira, 06 Outubro 2020
Alentejo

O Hospital do Espírito Santo de Évora (HESE) implementou hoje um novo modelo de atendimento na Urgência Pediátrica para garantir a assistência às crianças e jovens do Alentejo.

Entre agosto e setembro, segundo o HESE, o Serviço de Urgência Pediátrica viu reduzida a sua equipa em sete elementos (quatro pediatras por baixas médicas e três por rescisão de contrato).

A unidade hospitalar diz que se realizaram “múltiplas tentativas de contratação de pediatras”, as quais não obtiveram uma resposta que permitisse colmatar aquelas ausências de forma sustentada.

Segundo o HESE, o novo modelo de atendimento na urgência pediátrica mantém o atendimento pediátrico urgente com um pediatra de presença física (continuando-se a recorrer a prestadores de serviços, se tal se revelar necessário), e com um ou dois médicos com treino pediátrico, que farão o primeiro atendimento.

As instalações mantêm-se as mesmas, assim como o circuito destes doentes, mas a afetação dos recursos humanos e das instalações atuais passarão a estar sob a responsabilidade do Serviço de Urgência Geral, à semelhança do que acontece com outras especialidades, como a ortopedia, a medicina interna ou a cirurgia geral.

O modelo será transitório até ao regresso dos pediatras que se encontram de baixa, em conjunto com o preenchimento das vagas atribuídas pelo Ministério da Saúde no concurso de especialistas.

Comments are closed.

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com