O secretário de Estado Adjunto e da Saúde e a presidente do hospital de Évora agradeceram hoje às duas profissionais de saúde do Luxemburgo que estão a ajudar no combate à pandemia de covid-19.
Numa cerimónia realizada na unidade hospitalar, o secretário de Estado António Lacerda Sales afirmou que esta ajuda vai permitir “aliviar o cansaço e a sobrecarga” dos profissionais de saúde portugueses.
Já a presidente do conselho de administração do Hospital do Espírito Santo de Évora (HESE), Maria Filomena Mendes, referiu que, apesar de a pressão ter baixado, este apoio “vem sempre a tempo”.
A responsável adiantou que o HESE tinha hoje 22 doentes com covid-19 em enfermaria e 11 na unidade de cuidados intensivos, lembrando que o hospital chegou a ter, em janeiro, “quase 120 doentes” internados com o novo coronavírus.
Esta primeira equipa, que se encontra em Évora desde domingo, é constituída pela enfermeira lusodescendente Filomena Silva Costa, 45 anos, e pela médica anestesista Modesta Dargeviciute, 34 anos.
Uma segunda equipa de profissionais de saúde do Luxemburgo vai chegar a Évora no próximo domingo.
A enfermeira Filomena Silva Costa leciona na Escola Técnica para Profissionais de Saúde do Luxemburgo, enquanto a médica Modesta Dargeviciute trabalha no maior hospital da cidade alemã de Trier e no serviço de Salvamento Aéreo do Luxemburgo.