Hospital de Évora assinala mês da prevenção do suicídio com mensagens

Hospital de Évora assinala mês da prevenção do suicídio com mensagens

Quinta-feira, 10 Setembro 2020
Alentejo

O Hospital do Espírito Santo de Évora (HESE) assinala em setembro o mês da prevenção do suicídio com a divulgação de mensagens sobre o tema nas redes sociais e na sua página de Internet.

A iniciativa, com o título “(Re)pensar uns nos outros, uns pelos outros”, é desenvolvida pelo Departamento de Psiquiatria e Saúde Mental do HESE.

Segundo o hospital, as mensagens a divulgar visam alertar para “alguns mitos que subsistem em relação ao suicídio e que interessa desmistificar para que as pessoas se ajudem mais e estejam mais atentas”.

O HESE lembra que tem em funcionamento, há cerca de um ano, uma consulta específica de intervenção em crise para dar uma resposta célere a utentes com risco de suicídio ou de comportamentos autolesivos.

No Alentejo, os serviços locais de saúde mental têm em curso dois projetos de investigação em simultâneo nos distritos de Évora, Beja e Portalegre.

No distrito de Évora, segundo o HESE, os projetos já foram propostos e aprovados pela Comissão de Ética e a investigação avançará em breve.

Os dados do Instituto Nacional de Estatística relativos a 2016 indicam uma taxa de mortalidade por suicídio de 9,4 por 100 mil habitantes.

Os dados relativos às tentativas de suicídio e atos autolesivos têm uma prevalência estimada de quase 20 vezes superior à das mortes por suicídio.

Comments are closed.

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com