Apesar das elevadas temperaturas do últimos dias, o Hospital do Espírito Santo de Évora não está a registar um aumento do afluxo às urgências.
Até hoje, o afluxo às urgências está “perfeitamente normal” para esta época do ano, afirmou a presidente do conselho de administração do Hospital de Évora, Maria Filomena Mendes.
“Até um pouco inferior aos dias anteriores” na urgência geral de adultos, enquanto na urgência pediátrica “está em linha com afluência normal dos dias anteriores de calor, sem qualquer aumento da intensidade da procura”, acrescentou.
Ainda assim, segundo a responsável, foi ativado o plano de contingência para ondas de calor.
“Temos um reforço das equipas de enfermagem na urgência geral e pediátrica da prevenção desde a área da farmácia aos serviços aprovisionamento”, devido à possível “necessidade de mais medicamente”, mas também nos profissionais, como “assistentes sociais, psicólogos e médicos”.
“Estamos em prevenção e alerta total no hospital [perante] o evoluir da situação” meteorológica, porque, nas presentes condições, podem existir alterações, nos próximos dois ou três dias, que levem a “um afluxo à urgência diferente” do atual.
Portugal está a ser “fustigado” por uma onde de calor e o aviso vermelho, o mais grave, foi prolongado até ao início da tarde de domingo.