O Hospital do Espírito Santo de Évora inaugurou hoje a requalificação e modernização da Unidade de Cuidados Intensivos.
As obras duraram nove meses e envolveram um investimento de 280 mil euros, com apoio de fundos comunitários.
A Unidade de Cuidados Intensivos (UCI) dispunha de cinco camas e após esta requalificação passará a dispor de oito, segundo disse à DianaFM a presidente do conselho de Administração do hospital, Filomena Mendes.
A requalificação e ampliação da UCI permitiu “criar melhores condições de acesso para os doentes e também de melhores condições de trabalho para os profissionais” afirmou.
Além disso, sublinhou, vai possibilitar que o hospital proponha ao “Colégio da Especialidade de Medicina Intensiva que, com as novas instalações, em que já cumpre os critérios, possa voltar a ter capacidade formativa”.
“Foi dada formação na UCI de Évora, mas perdemos idoneidade formativa exatamente devido às instalações”, assinalou.
A requalificação da UCI integra um plano de modernização das instalações do hospital que inclui a Urgência Pediátrica e a Unidade de Hemodinâmica, cujas obras estão atualmente em curso.
O plano está assente numa candidatura ao programa comunitário Alentejo 2020 no valor de 5,6 milhões de euros e prevê que avance no próximo ano a requalificação do Serviço de Oncologia e da Urgência Geral, assim como a criação de novas camas para os cuidados intermédios, adiantou.