O Hospital do Espírito Santo de Évora (HESE) realizou, desde o início deste mês, 815 consultas de psiquiatria através do telefone.
No âmbito do plano de contingência contra a convid-19, a unidade hospitalar suspendeu todas as consultas presenciais, com exceção das inadiáveis, por motivos clínicos, por questões de segurança dos utentes e dos profissionais.
Segundo o hospital de Évora, face a esta necessidade, o Departamento de Psiquiatria e Saúde Mental implementou a realização de consultas telefónicas e presenciais e domicílio para situações mais agudas.
O Departamento de Psiquiatria e Saúde Mental de Adultos reorganizou-se em duas equipas multidisciplinares de trabalho distintas.
Uma que garante a atividade de consulta externa, o serviço de urgência e a psiquiatria de ligação, trabalhando em sistema de rotatividade, e uma equipa que garante a assistência no internamento.
A Unidade de Psiquiatria da Infância e Adolescência mantém também a atividade clínica de consulta externa em regime de teletrabalho.