Hospital de Évora realiza primeira coronariografia não invasiva

Hospital de Évora realiza primeira coronariografia não invasiva

Quarta-feira, 06 Maio 2020
Alentejo

O Hospital do Espírito Santo de Évora (HESE) realizou hoje uma coronariografia não invasiva, a primeira a ser feita na unidade hospitalar e em hospitais do Serviço Nacional de Saúde do sul do país.

Segundo o HESE, a coronariografia é um procedimento de cardiologia de intervenção que tem como objetivo identificar obstruções (estenoses) nas artérias coronárias.

Este tipo de diagnóstico foi feito no Centro de Responsabilidade Integrado Cardiovascular do Alentejo (CRIA) do HESE, em estreita colaboração com o Serviço de Imagiologia da unidade hospitalar.

O CRIA, refere o HESE, utiliza “tecnologia de ponta, como é o caso da nova sala de intervenção e da sala de Angio TC, de 124 cortes”, que é “único na região sul no SNS”.

Quando há obstruções das artérias coronárias, a irrigação do miocárdio fica comprometida, levando ao seu sofrimento (isquemia), que habitualmente está na origem dos sintomas de angina de peito (dor, peso, pressão no peito).

Quando há uma oclusão de uma artéria coronária, pode ocorrer um enfarte agudo do miocárdio.

A coronariografia não invasiva permite a realização deste exame sem necessidade de colocação de catéter dentro do coração, através da TAC, com injeção de contraste.

Para isso, é necessário um aparelho, com uma capacidade especial, para conseguir detetar essas obstruções nas artérias, que é o caso do Angio TC de 124 cortes.

Foto: HESE

Comments are closed.

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com