Hospital de Évora reconfigura espaços e adota novas medidas de segurança

Hospital de Évora reconfigura espaços e adota novas medidas de segurança

Terça-feira, 28 Abril 2020
Alentejo

A pandemia da covid-19 obrigou o Hospital do Espírito Santo de Évora (HESE) a reconfigurar espaços e adotar novas medidas de segurança.

Uma das principais alterações foi a criação de circuitos distintos para doentes covid-19 e doentes não covid-19, como conta o Rui Matono, diretor do Serviço de Urgência.

“Reorganizámos o hospital e reformulamos serviços sempre numa perspetiva de maximização dos cuidados que queríamos e teríamos de prestar, maximizar a segurança de utentes, doentes e profissionais, mas também não nos esquecemos que o hospital não poderia ser só para os doentes pela infeção SARS-CoV-2 e teria que continuar a prestar todos os cuidados necessários e para os quais está vocacionados”, refere o clínico.

Todos os pacientes que chegam ao HESE passam pelo posto de triagem primário, instalado em contentores colocados junto ao edifício do hospital. É aqui que são separados os casos.

Os que não são suspeitos seguem para a urgência geral e os que podem estar infetados pelo novo coronavírus e tiverem sintomas são encaminhados para a “urgência covid”, que foi criada no espaço onde eram realizados os exames especiais.

A “urgência covid” conta com quatro quartos, um deles com pressão negativa e equipamentos que permitem a entubação e a reanimação, e ainda um espaço aberto para doentes instáveis, podendo ter até 10 pacientes em simultâneo.

Já o internamento do HESE para doentes covid-19 tem 24 camas em duas enfermarias, uma no quarto piso, onde era a convalescença, e outra, no terceiro, que funcionou como cirurgia 2, que não está a ser utilizada.

Com a pandemia, o HESE também passou a ter duas unidades de cuidados intensivos, uma para doentes com covid-19, com oito camas, e outra polivalente para pacientes com outras patologias, que possui quatro camas.

Comments are closed.

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com