O Hospital do Espírito Santo de Évora (HESE) aumentou o número de cirurgias, consultas externas e internamento.
As intervenções cirúrgicas realizadas aumentaram 25% no primeiros 10 meses do ano em relação ao mesmo período do ano passado.
Este aumento refletiu-se na diminuição das listas de espera dos doentes inscritos para cirurgia em 19%.
Foram realizadas no HESE, nos primeiros 10 meses deste ano, 15.740 intervenções, mais 3.161 do que no período homólogo de 2018, quando tinham sido efetuadas 12.579 cirurgias.
Quanto às consultas externas, no mesmo período comparativo, o HESE fez mais 7% de primeiras consultas e 4,5% das subsequentes, tendo registado um aumento de 14% de consultas realizadas em tempo adequado e uma redução de 24% da lista de espera.
Segundo o HESE, no total, foram realizadas cerca de 164 mil consultas, nos primeiros 10 meses deste ano, e, em comparação com o mesmo período de 2018, o aumento foi oito mil consultas.
Relativamente à atividade do internamento, registou–se um aumento de 8% de doentes.
À DianaFM, a presidente do conselho de administração do HESE, Filomena Mendes, atribui o aumento da atividade à “estabilidade” de algumas equipas, em particular na especialidade de anestesiologia, e ao esforços dos profissionais no horário normal de trabalho e em horas extraordinárias.