O Hospital do Espírito Santo de Évora (HESE) vai registar constrangimentos no funcionamento do serviço de Urgência Polivalente, durante o período compreendido entre as 19h00 e as 08h00, até ao próximo dia 12.
A instituição vai ficar sem Urgência de Cirurgia Geral, enquanto a Urgência de Medicina Interna só vai atender situações pré-triadas ou urgentes.
Em comunicado enviado à DianaFM , o hospital afirma que os constrangimentos vão incidir na Urgência de Cirurgia Geral aberta ao público, que naqueles dias fica “sem atendimento ao exterior”, apenas os internados terão acesso a cirurgia geral.
O outro constrangimento diz respeito à Urgência de Medicina Interna, a qual “apenas garantirá resposta às situações urgentes e emergentes, a doentes encaminhados pelo CODU/INEM, pela Linha de Saúde 24 ou por outros médicos”.
De acordo com o HESE, “estes constrangimentos decorrem das declarações de indisponibilidade para realização de trabalho extraordinário, para além das 150 horas/ano obrigatórias por lei, apresentadas pelos médicos das várias especialidades”.
Entre as 08:00 e as 19:00, “o Serviço de Urgência Polivalente funcionará como habitualmente”, acrescentou o hospital.
.