O Hospital do Espírito Santo de Évora (HESE) iniciou, na última semana, a retoma gradualmente da atividade assistencial de consultas externas.
Em comunicado enviado à DianaFM, a unidade hospitalar diz que “a situação epidemiológica atual permite reativar as consultas presenciais de uma forma progressiva e alargada”.
Sublinhando que nunca suspendeu as consultas, devido à pandemia da covid-19, o HESE realça que “manteve apenas as consultas presenciais consideradas pelos clínicos como inadiáveis” e acompanhou “outros doentes através de teleconsulta”.
“Para poder cumprir as normas de segurança para utentes e profissionais, para além do alargamento e desfasamento de horários de atendimento e de um maior rigor em termos de cumprimento de horários, surgiu a necessidade de deslocalizar algumas consultas e exames, dado que as salas de espera existentes não reúnem todas as condições exigidas, em termos de espaço, para permitir receber o fluxo de utentes habitual ao longo de todo o dia”, refere o HESE.
Nesse sentido, nesta primeira fase, o hospital de Évora contou com o apoio do Exército, que cedeu instalações do Centro de Saúde Militar e do Quartel das Mesquitas para a realização de consultas externas e exames de diagnóstico e terapêutica.
Estão agora a funcionar consultas e exames em diferentes locais da cidade. Para além das instalações habituais nos edifícios do Hospital do Patrocínio e do HESE, já estão a ser realizadas no Quartel das Mesquitas consultas de várias especialidades (pediatria, cirurgia plástica, anestesia, cirurgia pediátrica, doenças virais, entre outras) e no Centro de Saúde Militar estão a ser realizadas colheitas de sangue para análises clínicas.
Todos os utentes serão previamente contactados via telefone ou carta com a indicação do local onde deverão comparecer para a sua consulta ou exame.