No Dia Mundial da Voz, o Serviço de Otorrinolaringologia do Hospital do Espírito Santo de Évora sublinha a importância da voz e da existência da consulta direcionada para os problemas relacionados com a voz.
A Consulta de Patologia Vocal é única no Alentejo e tem como principal objetivo diagnosticar as perturbações da voz e definir o tratamento mais adequado para cada doente.
Um dos principais grupos alvo desta consulta são todos aqueles que têm uma voz profissional, ou seja, todos aqueles que utilizam a voz como instrumento de trabalho.
Desde há dois anos, Maria Manuel Correia, professora, começou a ir à consulta de Patologia Vocal e segundo a mesma, “esta consulta foi muito importante porque a voz é o meu instrumento de trabalho, se eu não cuidar da voz vou ter consequências mais graves mais tarde, por isso foi muito importante perceber o que está mal para poder corrigir”.
A consulta de Patologia Vocal é dada por uma médica otorrinolaringologista em articulação com uma terapeuta da fala.
E segundo explica Dulce Nunes, Diretora do Serviço de Otorrinolaringologia, “a consulta decorre sempre com todas as condições de segurança, tanto ao nível dos equipamentos, que são todos esterilizados e higienizados, como no que se refere ao cumprimento de todas as normas de segurança e uso de equipamentos de proteção individual, por parte dos profissionais. Por isso, é uma consulta em que o utente deve sentir-se seguro e não ter qualquer receio de comparecer”.
Este dia visa chamar a atenção das pessoas para os problemas relacionados com a voz.
Fotografia: Hospital do Espírito Santo de Évora