A presidente do ICOM Portugal, Maria de Jesus Monge, escreveu uma carta à ministra da Cultura a pedir um reforço de pessoal para o Museu Nacional Frei Manuel do Cenáculo, em Évora.
Na carta, a presidente do comité português do Conselho Internacional de Museus (ICOM-Portugal) mostrou-se preocupada com a situação do Museu Nacional Frei Manuel do Cenáculo.
Segundo a responsável, “desde a reabertura pós confinamento, já por várias vezes fechou portas por falta de pessoal e continuará a fazê-lo se não houver reforço imediato da equipa”.
“Este museu vive há décadas uma situação precária de suborçamentação e falta de pessoal”, alertou Maria de Jesus Monge.
Pelo meio, sublinhou, assistiu-se a um procedimento concursal para o cargo de direção do museu, “cujo resultado, após cumprimento de todas as etapas legais, nunca foi tornado público”.
“Senhora Ministra, vimos, pois, por este meio, solicitar a sua rápida intervenção, de modo a que um museu, dependente do Ministério da Cultura e de um organismo – a DGPC – que serve de exemplo a todos os museus do País, não tenha de continuar a fechar portas quando as deveria manter abertas”, pode ler-se na carta.