A Igreja do Espírito Santo, em Évora reabriu, após obras de requalificação, e foram muitos os que quiseram estar presentes.
Ontem, o arcebispo de Évora, D. Francisco Senra Coelho presidiu à eucaristia da reabertura e houve também um concerto de órgão e canto “Música para órgão Parisiense no tempo de Cavaillé-Coll”.
No total, as obras custaram 2,5 milhões de euros.
À Diana FM, o cónego Manuel da Silva Ferreira, representante da entidade adjudicante explicou algumas das intervenções que foram feitas.
Foram mais de dois anos de obras com o foco de dotar o edifício de todas as condições necessárias para o tornar num ponto de referência do património cultural, devocional e turístico da cidade.
A igreja vai ter abertura regular ao público e acesso a espaços antes reservados, como à sacristia e ao extraordinário conjunto de pinturas murais do teto, articulando composições de grotescos com o ciclo de pinturas sobre a vida de Santo Inácio de Loyola.
O projeto de requalificação do imóvel foi candidatado e aprovado pelo Programa Operacional Regional Alentejo 2020, que lhe destinou um financiamento de 75% do investimento, sendo os outros 25% suportados pelo Seminário Maior.
Fotografia: Arquidiocese de Évora