Vão iniciar-se as obras de construção do novo troço ferroviário entre Évora Norte e Freixo, que integra o futuro Corredor Internacional Sul, num investimento de 46,6 milhões de euros.
O anúncio foi feito esta terça-feira à tarde pela empresa pública Infraestruturas de Portugal (IP), depois de ter sido assinado o auto de consignação da empreitada.
Segundo a IP, a empreitada tem um prazo de execução de 540 dias e será desenvolvida pelo consórcio que integra as empresas Fergrupo, COMSA e Constructora San Jose.
A construção do novo troço, com uma extensão de 20,5 quilómetros, está inserida no Programa de Modernização da Rede Ferroviária Nacional “Ferrovia 2020”.
A obra contempla, entre outros trabalhos, a criação de nova plataforma de via férrea, a execução de uma estação técnica e a construção de 13 obras de arte correntes e seis especiais, nomeadamente pontes ferroviárias.
“A nova plataforma de via férrea e as obras de arte estarão preparadas para uma futura duplicação da via”, realça a IP.
Com o início da construção do troço entre Évora Norte e Freixo (concelho de Redondo), estão já em desenvolvimento as três empreitadas da nova Linha de Évora, o que, no seu conjunto, representa a criação de 80 quilómetros de plataforma de via férrea integralmente nova.