O projeto que venceu o concurso “Archi’Nature 2022”, do artista Ivo Andrade, está exposto no Lago Alqueva, junto ao Centro Náutico de Monsaraz
A instalação artística denominada “Itinerários pelo entendimento do que nos rodeia”, propõe abordar a sensibilização para a importância da árvore no equilíbrio dos ecossistemas, criando uma paisagem cénica de árvores dentro de três barcos junto às margens do lago.
Segundo o município, “as jovens árvores de espécies autóctones e adaptadas ao clima da região vão permanecer nos barcos próximo do Centro Náutico de Monsaraz até serem plantadas no local definitivo”.
Ivo Andrade realiza exposições desde 2006 e integra no seu trabalho a utilização de diferentes disciplinas e materiais. E trabalha temas como os dispositivos de mediação do real, vacuidade e condição humana, mas também questões ligadas aos ecossistemas e modos de vida sincronizados com a natureza e os seus ciclos.
O concurso Archi’Nature 2022 é cofinanciado pelo Programa Erasmus + da União Europeia e tem como objetivos valorizar o território e os seus recursos naturais e paisagísticos através da arte, promover a utilização de materiais ecológicos na criação de obras de arte e reconhecer e premiar a criatividade.
Fotografia: Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz