Estudante de doutoramento na Universidade de Évora (UÉ) e investigador do Instituto das Ciências da Terra (ICT), José Roseiro, foi um dos vencedores do prémio Hugh McKinstry Fund (2021), promovido pela Society of Economic Geologists (SEG).
Foi com o projeto, denominado, “Putting SW Iberia on the REE global occurrences map: ore forming systems in the northern Ossa-Morena peralkaline transect”, que vai ser parte integrante do seu doutoramento, que José Roseiro foi reconhecido pela sociedade científica internacional.
Esta sociedade promove o estudo de recursos minerais à escala mundial, sendo que o Hugh McKinstry Fund é um prémio que tem como objetivo apoiar trabalhos de investigação em curso, na área dos recursos minerais, realizado por estudantes, promovendo a sua capacitação e qualificação como geólogos.
O projeto visa o estudo detalhado das Rochas Ígneas Alcalinas do Nordeste Alentejano, tendo em vista a sua caracterização mineralógica e geoquímica, de modo a detalhar o processo de formação destas rochas e avaliar o seu potencial metalogénico.
É a terceira vez que este prémio é atribuído a um estudante que realize o seu plano de estudos de Doutoramento em Portugal.
Recorde-se que, em 2019, o prémio também foi para um estudante da Universidade de Évora.
Fotografia: Universidade de Évora