Investigadores desenvolvem assistente para ajudar idosos no Alentejo

Investigadores desenvolvem assistente para ajudar idosos no Alentejo

Quinta-feira, 07 Novembro 2019
Alentejo

Investigadores do Alentejo e da Extremadura espanhola desenvolveram um assistente pessoal que vai ajudar idosos.

Trata-se de um pequeno dispositivo tecnológico que vai recordar os idosos para a toma da medicação e realização de consultas.

Esta foi uma das soluções desenvolvidas pelo Instituto Internacional de Investigação e Inovação do Envelhecimento, coordenado pelo professor da Universidade de Évora Manuel Lopes.

“É um assistente pessoal que interage com a pessoa. Neste caso, a grande diferença em relação aos que já existem no mercado é que este pode trabalhar sem estar ligado à Internet”, realça à DianaFM Manuel Lopes.

O responsável refere que o dispositivo “pode ser programado para que dar instruções e interagir com a pessoa com base na programação e não na ligação à Internet”.

“E está preparado para que a linguagem que usa seja a linguagem da pessoa de forma a que não chame os medicamentos pelos nomes, se aquela família não identifica os medicamentos pelos nomes, mas chame pelos nomes que aquela família lhe dá”.

Por exemplo, sublinha, “está na hora de tomar o comprimido amarelo”.

“Trabalhamos numa área de baixa densidade e temos gente muito isolada onde não há rede de telecomunicações e ter uma assistente que tenha esta vantagem é bom e, por outro lado, adequá-lo à linguagem das pessoas também é muito bom, porque a linguagem técnica é evidente que não é do domínio comum”, observa.

Para já é um protótipo, mas os responsáveis querem colocá-lo em casa de idosos das duas regiões, no início do próximo ano, para o testar em ambiente real.

Para isso está a decorrer o processo para a sua aprovação junto o Comité Ético.

O projeto transfronteiriço, com apoio de fundos comunitários, envolve as universidades de Évora e da Estremadura e os Politécnicos de Portalegre e Beja, para além da Administração Regional de Saúde (ARS) do Alentejo.

 

Comments are closed.

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com