IP avança com obras de modernização na Linha de Vendas Novas

IP avança com obras de modernização na Linha de Vendas Novas

Quarta-feira, 11 Novembro 2020
Alentejo

A empresa pública Infraestruturas de Portugal (IP) vai avançar com obras de modernização da Linha de Vendas Novas, num investimento previsto de 85 milhões de euros.

Em comunicado enviado à DianaFM, a IP revelou que já procedeu ao lançamento do concurso para a empreitada, prevendo um prazo de execução de 36 meses.

“Esta intervenção tem como principal objetivo a ampliação das estações para permitir o cruzamento de comboios de 750 metros de comprimento, potenciando assim as condições de exploração e reforçando a ligação ferroviária do Porto de Sines com as plataformas logísticas nacionais e com a Europa”, realçou a empresa pública.

Segundo a IP, a empreitada inclui, entre outros trabalhos, a substituição da superestrutura de via, renovação de estações, terraplanagem, drenagem e reperfilamento de taludes e encerramento de seis passagens de nível e construção de quatro passagens superior rodoviárias.

A Linha de Vendas Novas desenvolve-se ao longo de 69,375 quilómetros, entre Setil, onde cruza a Linha do Norte, e Vendas Novas, onde interseta a Linha do Alentejo, atravessando os concelhos do Cartaxo, Salvaterra de Magos, Coruche, Montijo, Montemor-o-Novo e Vendas Novas.

Atualmente, a linha é exclusivamente percorrida por composições de mercadorias assumindo-se como um dos principais eixos de mercadorias entre Norte-Sul.

Comments are closed.

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com