Já está em funcionamento a nova ETAR de Montemor-o-Novo

Já está em funcionamento a nova ETAR de Montemor-o-Novo

Terça-feira, 27 Abril 2021
Alentejo
A nova Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) de Montemor-o-Novo já se encontra em funcionamento. Está dimensionada para uma carga orgânica de 10.250 habitantes e tem uma capacidade de tratamento de 1 961 m3/dia de águas residuais.
Esta recebe a totalidade das águas residuais domésticas da cidade através de um emissário que se estende desde as estações elevatórias localizadas nas antigas ETAR( já desativadas).
Para além do que foi anteriormente referido, a nova ETAR dispõe ainda de uma linha para o tratamento complementar do efluente tendo em vista a sua reutilização para água de serviço, e ainda tem uma unidade de receção de efluente proveniente de limpa fossas.
Foram ainda realizadas intervenções no sistema intercetor, através da construção de três novas estações elevatórias e 5,4 km de novos troços, com desativação de parte do anterior sistema.
O investimento total ascendeu a 4 635 879,71 euros e foi cofinanciado em 85% pelo Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (POSEUR).
Esta obra foi realizada no âmbito do Contrato de Gestão – Exploração e Gestão do Sistema Público de Parceria Integrada de Águas do Alentejo, assinado entre a AGDA – Águas Publicas do Alentejo e 20 concelhos do Alentejo, entre os quais Montemor-o-Novo.
Fotografia: Câmara Municipal de Montemor-o-Novo

Comments are closed.

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com