José Cabeça quer ser o primeiro português nos Jogos Olímpicos

José Cabeça quer ser o primeiro português nos Jogos Olímpicos

Segunda-feira, 05 Abril 2021
Alentejo

Chama-se José Cabeça, é natural de Évora e quer o primeiro português nascido em Portugal a ir aos Jogos Olímpicos de Inverno.

Foi ele quem conseguiu abrir uma vaga para Portugal nas olimpíadas de inverno, marcadas para o início do próximo ano.

O feito foi conseguido, em fevereiro deste ano, no Campeonato do Mundo de esqui nórdico, na Alemanha, cerca de um ano após se ter iniciado na modalidade.

“Há muitas pessoas que pensam como é que é possível ele, num ano, passar de não saber fazer esqui para estar a lutar para ir a uns Jogos Olímpicos e ser o primeiro português a abrir uma vaga olímpica nuns Mundiais”, diz o atleta.

“Pois, isso tem muitos anos de trabalho por de trás, que não foram feitos no esqui, como é óbvio, e onde o triatlo tem muito peso e claro toda a minha semana, todos os meus meses de treino são baseados numa mistura com triatlo e é ‘cross-country’ e esqui, onde claro que o triatlo tem um grande peso”, refere.

O também triatleta promete que vai trabalhar para conseguir a qualificação para os jogos de 2022 em Pequim, na China.

A viver no Dubai há poucos meses, José Cabeça, triatleta há cerca de sete anos, começou por acompanhar a modalidade no Alentejo, através da televisão.

E foram os Jogos Olímpicos de inverno de 2018 que o fizeram começar a sonhar.

“Verifiquei que tínhamos um português no ‘cross-country’ esqui, mas, pronto, embora, como é óbvio, não era um português nascido em Portugal, porque, como é óbvio, eu compreendo que a possibilidade de ter um atleta realmente nascido em Portugal, falar português, com possibilidades para de ir treinar ‘cross-country’ é praticamente impossível”, salienta.

“Portanto, achei que seria uma boa hipótese de tentar ser eu o primeiro português nascido em Portugal a ir aos Jogos Olímpicos de Inverno e foi daí que comecei a estudar e a tentar perceber como é que era possível realizar a modalidade”, acrescenta.

Com Pequim no horizonte, o atleta promete não deixar de fora o próximo Campeonato Mundial Ironman 70.3 e algumas provas de ‘roller ski’ e de triatlo.

Mas a grande aposta é no esqui de fundo com o objetivo de estar nos Jogos Olímpicos de Inverno Pequim2022, na China.

Comments are closed.

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com