As marcas dos romanos ainda são visíveis no sitio arqueológico da Tourega, em Évora, que, agora, está a ser alvo de um projeto, denominado, “Tourega ao Descoberto”.
Este está a ser desenvolvido por Ana Catarina Figo, licenciada em história e arqueologia, na Universidade de Évora.
Uma ideia pensada há muito pela jovem, que viu potencial no local, mas, só a partir de maio começou este projeto com o apoio do Instituto Cultural de Évora, que deu o “empurrão” a Ana para seguir em frente.
Por agora, o projeto está numa fase inicial e objetivo passa por investigar sobre o sítio.
Esta fase do projeto termina no dia 30 e a partir daí vão iniciar-se apresentações com o intuito de partilhar informação do local.
Contudo, Ana, coordenadora do projeto, já pensa no amanhã e no depois de amanhã.
Aos microfones da Diana FM disse que, se houver oportuinidade de dar continuidade ao projeto, os objetivos passam pela melhoria das condições do local, aplicação de algumas técnicas para conservar o mesmo e ainda o desenvolvimento da acessibilidade.
A jovem, que agora está tirar o mestrado de arqueologia e ambiente, realçou o apoio que o Instituto Cultural de Évora, tem dado, não só ao seu projeto, como aos de outros historiadores, que integram a instituição, na valorização e desenvolvimento do património rural de Évora.