Uma utente do Lar Nossa Senhora da Visitação, da Misericórdia de Évora, onde foi detetado um surto de covid-19, morreu ontem ao final do dia, informou hoje a instituição.
Em comunicado enviado à DianaFM, a Santa Casa da Misericórdia de Évora indicou que as causas da morta da utente “ainda estão em averiguação”.
O surto neste lar, situado na rua de Mendo Estevens, foi confirmado na passada terça-feira e, até agora, já foram infetados 13 utentes e quatro trabalhadores.
Segundo a Misericórdia de Évora, o surto teve “origem num trabalhador infetado no exterior” e foi detetado durante uma “testagem regular da instituição, alguns dias antes”.
“Apesar de todo o empenho e esforços levados a cabo naquela resposta social ao longo de 10 meses de luta, por profissionais de saúde e trabalhadores, a pandemia acabou por entrar no lar”, sublinha a instituição.
A Santa Casa da Misericórdia de Évora diz que, em colaboração com a Autoridade Local de Saúde, Proteção Civil Municipal e Segurança Social, “tem procurado, desde o dia 29, solução que minimize os efeitos deste surto naquela resposta social, tendo sido solicitado e obtida a concordância para a evacuação do referido lar, o que se aguarda a todo o momento, antes que a situação se encontre descontrolada”.