O ministro da Defesa, João Gomes Cravinho, desafiou hoje estudantes da Universidade de Évora a refletirem sobre questões de segurança e defesa nos seus trabalhos académicos.
O desafio foi lançado na sessão de abertura do V Seminário IDN Jovem, que se realiza até quarta-feira na Universidade de Évora, promovido pelo Instituto da Defesa Nacional em conjunto com a academia.
Em declarações aos jornalistas, o ministro explicou que quis “encorajar os jovens a pensarem sobre segurança e defesa e a trabalhar nesse domínio nos seus trabalhos académicos”.
O objetivo, referiu, é “ajudar a densificar o pensamento em Portugal sobre as questões estratégicas que vão ser fundamentais para a nossa segurança no futuro”.
Existiram “enormes transformações no mundo, desde que eu tinha a idade deles, mas creio que o tempo que vai entre o momento presente e quando eles tiverem a minha idade, daqui a 30 e tal anos, as transformações serão ainda mais profundas”, notou.
João Gomes Cravinho advertiu que existe “um conjunto de fatores e dinâmicas internacionais globais” cuja evolução é imprevisível, como “as inovações tecnológicas, o aparecimento de forças de alguns países que querem subverter a ordem internacional ou forças que não são controladas por estado nenhuns”.
“Temos um mundo pela frente que é complexo e difícil e que exige a nossa atenção”, concluiu.
Foto: Ministério da Defesa Nacional