O ministro da Defesa, João Gomes Cravinho, considerou como “um caso exemplar” a colaboração entre o Hospital do Espírito Santo de Évora (HESE) e o Centro de Saúde Militar no combate à pandemia da covid-19.
O Centro Militar de Saúde disponibilizou 15 camas ao hospital de Évora, que para aí já transferiu doentes não infetados com o novo coronavírus, para libertar espaço na unidade hospitalar.
As duas instituições receberam ontem a visita do ministro da Defesa, do secretário de Estado Adjunto e da Defesa Nacional, Jorge Seguro Sanches, na qualidade de coordenador da execução do estado de emergência no Alentejo, e de responsáveis políticos regionais.
“Aqui em Évora temos um caso exemplar, em que este Centro de Saúde Militar está a dar apoio ao HESE para permitir que o hospital se concentre nos doentes covid-19, na medida em que têm aparecido, felizmente, sempre abaixo das capacidades do hospital mas essas capacidades foram aumentadas justamento através desta colaboração”, afirmou.
Gomes Cravinho aludiu ao “tremendo espírito de cooperação”, que também tem sido replicado noutros pontos do país, em diversas circunstâncias.
As instalações no Centro Militar de Saúde destinam-se a doentes já com alta clínica e que aguardam vaga na Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados.
Ontem encontravam-se oito doentes no Centro Militar de Saúde.
Foto: Exército Português