O ministro da Saúde, Adalberto Campos Fernandes, elogiou a criação do “Alentejo Living Lab”, apresentado ontem em Évora.
O projeto resulta de uma parceria dos setores social, privado e público e visa dar uma resposta cuidados de saúde ao domicílio.
“A nossa preocupação é transformar o paradigma e fazer com que o Serviço Nacional de Saúde se aproxime das pessoas, que os cuidados em casas, os autocuidados, com os percursos de vida em saúde, com o aumento da literacia, aquilo que nos chamamos genericamente de ‘SNS + proximidade’ seja cada vez mais uma realidade”, afirmou.
Adalberto Campos Fernandes referiu que “a população está a envelhecer” e “está a ter um peso de doença crónica muito importante”, pelo que “mais do que os serviços, que são necessários e importantes responderem bem, é preciso resposta junto das famílias, do domicilio e da comunidade”.
Nesse sentido, destacou como “uma iniciativa muito promissora” a criação do “Alentejo Living Lab”, esperando que “o Alentejo dê um passo significativo nessa proximidade”.
O projeto foi apresentado ontem durante o Encontro “SNS + Proximidade – Cuidar em Casa”, que decorreu nas instalações da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Alentejo, em Évora.