Monsaraz: Miguel Claro apresenta o livro “Astrofotografia – Imagens à Luz das Estrelas”

Monsaraz: Miguel Claro apresenta o livro “Astrofotografia – Imagens à Luz das Estrelas”

Sábado, 11 Agosto 2012
Alentejo

O livro “Astrofotografia – Imagens à Luz das Estrelas”, da autoria de Miguel Claro, considerado o maior astrofotógrafo português, é apresentado hoje à noite na vila medieval de Monsaraz, em Reguengos de Monsaraz.
A obra, com mais de 150 imagens, foi lançada ontem, em Lisboa.
“A ideia do livro é mostrar um bocadinho do céu, mas olhando também para a paisagem terrestre”, ou seja, as imagens “têm a componente da astronomia, mas têm também elementos arquitetónicos e paisagísticos”, explicou o autor.
O autor revelou à DianaFm que a obra contém um capítulo dedicado à Reserva Dark Sky Alentejo.
A área da Reserva Dark Sky Alqueva é “onde se conseguem obter os melhores resultados ao nível da astrofotografia” no país, justificando que a zona “tem um grau de poluição luminosa muito baixo e, em alguns sítios, chega mesmo a ser praticamente impercetível”.
A apresentação do livro vai decorrer na Igreja de Santiago em Monsaraz, pelas 21:00.
A Reserva Dark Sky Alqueva foi criada pela Rede de Turismo de Aldeia do Alentejo, Turismo Terras do Grande Lago Alqueva, Empresa de Desenvolvimento e infraestruturas do Alqueva (EDIA) e Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Alentejo.
Envolve os concelhos de Alandroal, Reguengos de Monsaraz, Portel, Mourão, Moura e Barrancos e oferece aos visitantes atividades como passeios pedestres, observação de estrelas, “birdwatching” (observação de aves) e “wildnightwatching” (observação noturna da vida selvagem), entre outras.
No início deste ano, a reserva tornou-se a primeira do género no mundo a ser certificada como “Starlight Tourism Destination”, pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO) e pela Organização Mundial do Turismo.

Deixe um comentário

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com