Montemor-o-Novo: Aldeia de São Cristóvão quer criar o maior taleigo do mundo

Montemor-o-Novo: Aldeia de São Cristóvão quer criar o maior taleigo do mundo

Quarta-feira, 14 Março 2012
Alentejo
A população da aldeia de São Cristóvão, em Montemor-o-Novo, ambiciona criar o maior taleigo do mundo, com 10 metros de comprimento e oito de largura.
O desafio foi lançado pela junta de freguesia para motivar os habitantes da aldeia a participarem “numa criação coletiva” e “elevar os índices de autoestima” de uma população muito envelhecida.
Para a confeção do taleigo com 10 metros de comprimento e oito de largura, precisou o mesmo responsável, são necessários “qualquer coisa como 640 retalhos de tecido” com um tamanho de 50 por 50 centímetros cada.
“Estamos a pedir aos participantes que contribuam com um ou mais retalhos desde que cumpram as medidas obrigatórias”, disse o presidente da junta, António Fitas.
Adiantou ainda que cada “retalho pode ser composto por um pedaço de tecido ou por vários pequenos pedaços que possam criar um padrão”.
Adiantando que muitas pessoas da aldeia já mostraram interesse em participar na iniciativa, António Fitas indicou que já foi entregue na junta de freguesia “uma dúzia de retalhos”.
“Não temos uma data definida para unir todos os retalhos”, mas “o objetivo é que no verão, em julho ou agosto, pudéssemos ter a peça pronta” para ser exibida na sede da junta de freguesia, disse o autarca.
Outrora muito usado para guardar e transportar o pão, mas hoje em dia mais utilizado como peça de artesanato, o taleigo é um saco feito a partir de vários retalhos de tecido que sobram da confeção de roupa.

Deixe um comentário

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com