O líder parlamentar do PCP, João Oliveira, está preocupado com o eventual encerramento de turmas no concelho de Mora.
Nesse sentido, decidiu dirigir uma pergunta ao ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, sobre o assunto.
Segundo o parlamentar comunista, a Câmara de Mora (CDU) e os pais e encarregados de educação dos alunos das escolas básicas de Cabeção e Pavia foram informados pelo agrupamento de escolas da “intenção do Governo proceder ao encerramento de duas turmas naquelas escolas”.
“Em consequência, prevê-se a concentração de crianças que frequentam do 1.º ao 4.º anos de escolaridade numa única turma em cada uma dessas escolas. Acresce a isto, a desconsideração de que em cada uma dessas escolas existe uma criança com necessidades especiais”, pode ler-se na pergunta do PCP.
Através da pergunta, João Oliveira quer saber se o Ministério da Educação tem conhecimento desta situação, que critérios motivam esta decisão e como a avalia face às regras definidas no Regulamento do Agrupamento de Escolas relativos à formação de turmas.
“Como entende o Governo ser possível manter a qualidade pedagógica concentrando de crianças de quatro anos de escolaridade distintos numa única turma e que medidas vai o Governo tomar para reverter a decisão anunciada pelo agrupamento de escolas”, são as restantes pergunta do parlamentar comunista.