Moradores e comerciantes contestam alterações do trânsito em Évora

Moradores e comerciantes contestam alterações do trânsito em Évora

Sexta-feira, 09 Outubro 2020
Alentejo

Um grupo de moradores e comerciantes de Évora entregou um abaixo-assinado na câmara municipal contra as alterações do trânsito no centro histórico.

Segundo diz à DianaFM um dos promotores do abaixo-assinado, Paulo Perdigão, o documento que foi entregue esta semana ao município tem 134 assinaturas.

“O trânsito que se acumula na rotunda da Lagoa já era caótico, mas ficou ainda mais congestionado”, afirma Paulo Perdigão, que tem uma loja no largo de Santa Catarina.

Em causa estão as alterações do sentido de circulação do trânsito nas ruas Gabriel Victor do Monte Pereira, de Santa Catarina e dos Caldeireiros.

Os moradores e comerciantes desta zona têm a rua da Lagoa como “única alternativa” para chegar de automóvel às suas casas e negócios, refere.

Já o presidente da Câmara de Évora, Carlos Pinto de Sá, afirma que “as alterações de trânsito não são definitivas” e que foram introduzidas “como teste” para avaliar se eram “exequíveis e melhoravam a mobilidade do centro histórico”.

As medidas foram adotadas no âmbito da Semana Europeia da Mobilidade, realizada em setembro, adianta, indicando que o município decidiu “prolongar os testes, até final de outubro, para residentes e comerciantes poderem manifestar as suas opiniões”.

“Temos recolhido um conjunto de informações, umas favoráveis e outras desfavoráveis, para, depois, fazermos uma avaliação sobre se avançaremos ou não com as alterações”, frisa o autarca.

Para além de ter alterado o sentido de circulação nas ruas do Raimundo, Gabriel Victor do Monte Pereira, de Santa Catarina e dos Caldeireiros, a Câmara de Évora também criou novas zonas de circulação pedonal da cidade.

As novas zonas pedonais foram criadas nas ruas do Raimundo e de Avis (apenas durante o fim de semana), também no centro histórico, que vão funcionar, pelo menos até final de outubro, quando será feita nova avaliação das alterações introduzidas.

Foto: Google Maps

Comments are closed.

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com