“Conventualidades: representações e vestígios do quotidiano” é o tema da VII Residência Cisterciense, que se realiza hoje e amanhã no Mosteiro de S. Bento de Cástris, em Évora.
Esta edição, segundo a Direção Regional de Cultura do Alentejo, “aposta na troca de saberes e experiências, na diversidade de abordagens, nas distintas apropriações dos espaços por formas de arte também distintas, na abertura à cidade/população e ao mundo académico”.
Cinema, dança, concertos, experiências musicais, workshops para diferentes públicos, instalações artísticas, pintura, exposições, em diálogo com a investigação, têm marcado o terceiro fim de semana de setembro em Évora, desde 2013.
A iniciativa parte uma vez mais da parceria entre o Centro Interdisciplinar de História, Culturas e Sociedades (CIDEHUS) da Universidade de Évora e a Direção Regional de Cultura do Alentejo, a que este ano se juntam o Laboratório HERCULES – Herança Cultural, Estudos e Salvaguarda e o CEHR – Centro de Estudos de História Religiosa da Universidade Católica Portuguesa.