A realização de residências artísticas nas escolas do Alentejo Central é o motivo para o convite feito a artistas e organizações culturais. No âmbito do Transforma – Programa para uma Cultura Inclusiva no Alentejo Central, a Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central pretende que os projetos de Mediação Cultural, levem ao desenvolvimento e implementação de pedagogias criativas e promovam mais atenção, motivação e envolvimento dos alunos em sala de aula.
Estes projetos serão implementados em Residência Artística nos agrupamentos de Escolas Manuel Ferreira Patrício em Évora, Viana do Alentejo, Montemor-o-Novo e Borba.
O programa Transforma tem dois momento já definidos.
Primeiro a realização do Laboratório de Criação de Pedagogias Criativas, onde ao longo de 5 dias consecutivos, os artistas selecionados irão participar num laboratório intensivo, orientado por artistas convidados que participaram no projeto “10X10 Ensaios entre Arte e Educação” da Fundação Gulbenkian, no qual irão experimentar, testar e criar repertório de pedagogias criativas.
Posteriormente será a vez de realizar a Residência, num período entre 3 a 5 meses. Neste caso os artistas irão, em conjunto com os professores e alunos implementar um projeto.