A Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central (CIMAC) lidera um projeto para reforçar a adaptação às alterações climáticas a nível local.
O denominado “Adapta.Local.CIMAC –Planeamento da Adaptação Climática Municipal no Alentejo Central” foi lançado no âmbito do Programa Ambiente, Alterações Climáticas e Economia de Baixo Carbono.
O projeto tem uma duração de dois anos e um investimento total de cerca de 225 mil euros, o qual é cofinanciado a 85% pelo Mecanismo Financeiro do Espaço Económico Europeu.
Promover a integração do Plano Intermunicipal de Adaptação às Alterações Climáticas do Alentejo Central à escala municipal, dotar os municípios do Alentejo Central de um instrumento estratégico e operacional de adaptação às alterações climáticas que aumente a resiliência local e promover a integração da adaptação às alterações climáticas nos Instrumentos de Gestão Territorial, são alguns dos objetivos do projeto.
Os outros são a definição de um quadro operacional de adaptação às alterações climáticas a implementar até 2030 e o aumento da capacidade adaptativa dos municípios promovendo a capacitação dos técnicos municipais no domínio da adaptação climática local e da sensibilidade e da preparação dos atores locais e regionais para lidarem com as implicações das alterações climáticas.
No dia 25 deste mês, pelas 10:00, a CIMAC promove um seminário dedicado à apresentação do projeto e de experiências de adaptação local às alterações climáticas.