Hoje tem lugar na Universidade de Évora a habitual sessão solene que marca o início do ano letivo. Este ano a data é assinalada com a inauguração da nova Cátedra em Computação de Elevada Performance. A ciência de dados com recursos computacionais de elevada performance, a inteligência artificial e a prototipagem são os eixos de investigação e desenvolvimento desta Cátedra dirigida pelo investigador Miguel Avillez.
À semelhança de anos anteriores, durante o dia de hoje têm lugar os tradicionais discursos da Reitora, do Presidente do Conselho Geral, do Presidente da Associação Académica e representante do Funcionário Não Docente, cabendo este ano ao Professor Filipe Rocha da Silva a Lição inaugural.
Durante a sessão vão ser ainda atribuídos prémios relativos a desempenhos académicos do ano que passou, havendo ainda lugar para a imposição das insígnias doutorais aos mais recentes doutores.
Após o encerramento da cerimónia, que termina com o Cortejo Académico, é tempo para a atuação de Grupos Académicos no Claustro do Colégio.
As comemorações prolongam-se até ao final do dia, terminando com um concerto pela Orquestra Clássica da UÉ, pelas 16h30, no Auditório do Colégio do Espírito Santo. No dia 1 de novembro é assinalada a fundação da Universidade Jesuíta, em 1559 e representa uma das momentos mais relevantes do ano para a academia.