Nova espécie de planta descoberta em Vila Nova de Milfontes

Nova espécie de planta descoberta em Vila Nova de Milfontes

Terça-feira, 01 Setembro 2020
Alentejo

Foi descoberta uma nova espécie de planta na zona Vila Nova de Milfontes. Investigadores da Universidade de Évora identificaram uma planta rara e endémica deste território. Designada por Helosciadium milfontinum, a planta cresce nos charcos temporários, encontra-se restringida a nível mundial a pequenas áreas da Costa Vicentina e está “fortemente ameaçada”.
Carla Pinto Cruz, investigadora do Instituto Mediterrâneo para Agricultura, Ambiente e Desenvolvimento (MED) da Universidade de Évora, refere que a planta agora descoberta “faz lembrar um pequeno guarda-chuva, semelhante às flores do agrião que floresce entre julho e agosto e frutifica no início de setembro”. Esta apresenta caules rastejantes, “que enraízam em nós e as folhas são lobadas e têm as margens dentadas” acrescenta a investigadora. Esta planta estava identificada como uma outra espécie, mas graças a ao trabalho conjunto entre a Universidade de Évora e  botânicos da Universidade de Oviedo, foi possível mostrar que existiam diferenças morfológicas e genéticas que a tornam única.

Carla Pinto Cruz fez saber que esta planta já foi alvo de alguns esforços de conservação, quer nos charcos temporários da região onde pode ser encontrada, mas sobretudo direcionados à própria planta, através do projeto «Recuperação de Valores Naturais – Habitats e Espécies de Zonas Húmidas Temporárias».

Comments are closed.

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com