O novo programa de Matemática está a ser testado numa turma de 3º ano da Escola Básica da Comenda, pertence ao Agrupamento de Escolas Gabriel Pereira de Évora.
Este ano, a nível nacional, o programa está a ser operacionalizado apenas em duas turmas de 1.º ano, duas de 3.º, duas de 5.º e duas de 7º ano.
À Diana FM, a professora de matemática na Escola Básica da Comenda, Manuela Vicente, explicou que o novo programa mantém a resolução de problemas, a comunicação e o raciocínio, mas com conteúdos mais alargadas.
Esta escola de Évora é uma das oito escolas portuguesas que está a testar o novo programa de matemática para o ensino básico, procurando ir ao encontro dos objetivos apontados pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE).
O novo documento curricular foi elaborado por uma equipa multidisciplinar, destacando a importância da “literacia matemática”, para formar cidadãos para novos desafios, nomeadamente, “científicos e tecnológicos”.
No ano letivo 2022/2023 as novas Aprendizagens Essenciais começam a ser aplicadas nas turmas de 1.º, 3.º, 5.º e 7.º anos do país.