Novo projecto aeronáutico a caminho de Évora

Novo projecto aeronáutico a caminho de Évora

Domingo, 24 Maio 2020
Alentejo

Há um novo projecto aeronáutico a caminho de Évora. O avião ATL-100 da brasileira Desaer vai ser desenvolvido em parceria com o a equipa de Évora do CeiiA, instalada no Parque do Alentejo de Ciência e Tecnologia, ao longo dos próximos 3 anos. Mas a empresa portuguesa pretende que o Alentejo receba uma linha final de montagem da aeronave, de acordo com entrevista publicada no Diário de Notícias, o diretor do CEiiA, para a Aeronáutica e Defesa, Miguel Braga.
O investimento para fase de desenvolvimento é de 20 milhões de euros.
Na fase de industrialização, o CEiiA pretende ter uma unidade em Évora e outra no Brasil e ainda a criação de uma unidade para o fabrico de componentes em Portugal. Mas o objetivo principal é ter um “final assembly line”. “O objetivo é igualmente montar a aeronave em Portugal, o que terá um efeito muito grande do ponto de vista do emprego indireto pela estabilização na região do Alentejo, em Évora, em Beja, em Ponte de Sôr, cidades que estão seguramente preparadas, em termos de infraestruturas para receber um projeto desta natureza” refere o responsável.
As características do ATL100 recordam as do Skylander, projecto que nunca chegou a “descolar”. É uma aeronave para uso civil, de transporte de passageiros, de carga e logisitico que levanta e aterra em pistas de dimensão muito reduzida. Também pode ter uso militar, no apoio a missões a bases remotas, evacuação médica, transporte de tropas e lançamento de paraquedistas.

Comments are closed.

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com