O bairro inacabado em documentário

O bairro inacabado em documentário

Terça-feira, 11 Janeiro 2022
Alentejo

O documentário “Malagueira”, realizado por Luís Godinho, que estreia hoje, marca o início das comemorações dos 45 anos do bairro da cidade alentejana.

Luís Godinho disse, aos microfones da Diana FM, como se desenrolou o processo deste documentário.

Os arquitetos Álvaro Siza Vieira e Nuno Ribeiro Lopes, o ex-presidente da Câmara de Évora, Abílio Dias Fernandes, e dezenas de moradores do Bairro da Malagueira são os protagonistas.

Segundo o realizador os 50 minutos de documentário leva as pessoas a viajar pela história do bairro, mas não só.

O Bairro da Malagueira surgiu do repto lançado pela Câmara de Évora ao arquitecto Álvaro Siza Vieira no final da década de 70.

Aos microfones da Diana FM Luís Godinho referiu que as obras prolongaram-se por 20 anos e realçou que o projeto continua inacabado.

Localizado nas proximidades do centro histórico da cidade, o Bairro da Malagueira conta com 1200 habitações e ocupa uma área de 27 hectares.

Este projeto é considerado um dos mais emblemáticos do arquiteto Álvaro Siza Vieira.

A estreia do documentário “Malagueira” está agendada para hoje às 18h00, no Auditório Soror Mariana, em Évora.

Tanto o documentário com uma página de internet dedicada ao bairro resultam de uma iniciativa conjunta da ALD Produções e da Associação Setespinhas, cofinanciada pelo Ministério da Cultura, através do programa Garantir Cultura, e apoiada pela Câmara Municipal de Évora e pela Associação de Moradores Malagueira Viva e Vivida.

Fotografia: Produção do documentário

Comments are closed.

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com