Natural de Elvas, nascido no dia 12 de setembro de 1961, o Major-general Maurício Raleiras é o novo Inspetor da Guarda.
A Guarda Nacional Republicana (GNR) realizou a cerimónia de tomada de posse do novo Inspetor da Guarda, Major-general Maurício Raleiras, numa cerimónia que foi presidida pelo Comandante-Geral da Guarda Nacional Republicana, Tenente-general Rui Clero, que conferiu posse, e que teve lugar nas instalações do Comando Geral.
Para além da Licenciatura e Mestrado em Ciências Militares da Academia Militar, o alentejano possui o Curso de Promoção a Oficial Superior, o Curso de Estado-Maior e o Curso de Promoção a Oficial General.
Frequentou ainda, nos Estados Unidos da América, os cursos “Field Artillery Officer Advanced Course” em Fort Sill, Oklahoma e o “Command and General Staff Officers Course” em Fort Leavenworth, Kansas.
O Major-general Maurício Raleiras ingressou na Guarda Nacional Republicana em 2018, tendo desempenhado diversas funções ao longo da sua carreira profissional.
Na sua folha de serviço conta ainda vários louvores e condecorações, nacionais e estrangeiras.
A Inspeção da Guarda (IG) é o órgão responsável pelo desenvolvimento de ações inspetivas e de auditoria ao nível superior da Guarda, competindo-lhe apoiar o Comandante-Geral no exercício das suas funções de controlo e avaliação da atividade operacional, da formação, da administração dos meios humanos, materiais e financeiros e do cumprimento das disposições legais aplicáveis e dos regulamentos e instruções internos, bem como no estudo e implementação de normas de qualidade