Obras na Universidade revelam silo da época medieval

Obras na Universidade revelam silo da época medieval

Terça-feira, 30 Agosto 2022
Alentejo

Um silo de armazenagem previsivelmente datado entre o período medieval e a época moderna foi descoberto no edifício Casa do Cordovil, da Universidade de Évora (UÉ), no decorrer de uma obra no parque de estacionamento do mesmo edifício.
A professora do Departamento de História e diretora do Doutoramento em Arqueologia da UÉ, Leonor Rocha, destaca a importância desta descoberta contando agora com a colaboração do Laboratório HERCULES, da mesma Universidade, para obter mais informações sobre este silo que se encontrava ainda tapado por uma pedra com cerca de 60cm.
“Em termos de forma, este é semelhante aos silos anteriormente encontrados na região (talha), e na cidade de Évora, apresentando este um diâmetro com cerca de 1,60m, calculando-se que tenha entre 1,60m a 1,80m de profundidade.”
No interior, que se encontrava parcialmente vazio, destaque para duas bilhas de cerâmica utilizadas, crê-se, para conservar cereal ou outro tipo de alimento. “Pode ter sido para armazenar azeitonas ou frutos secos, ou mesmo carne”, avança a investigadora da UÉ.

Comments are closed.

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com