Os oito alunos da Universidade de Évora (UÉ) que testaram positivo à covid-19 aguardam a realização de novos testes, revelou à DianaFM a reitora Ana Costa Freitas.
Os estudantes infetados, todos assintomáticos, vivem em alojamentos particulares na cidade e não têm frequentado as instalações da academia.
“Não têm vindo à universidade, a universidade estava fechada desde março para aulas presenciais e nenhum deles veio à universidade para a reposição das aulas presenciais, porque não estavam em cursos que necessitavam da reposição de aulas”, sublinhou.
A reitora indicou que o foco terá começado numa festa que se realizou, há mais de 15 dias, num apartamento da cidade e que terá contado com a participação de vários alunos.
“Uma pessoa que veio de Lisboa [à festa] comunicou para cá que estava infetada e houve um aluno desse apartamento que testou positivo e, partir daí, estabeleceram-se as cadeias de transmissão”, adiantou.
“Foram testados vários alunos, cerca de 30, dos quais 14 na residência [António Gedeão], que estiveram em contacto com o infetado. Desses, nenhum testou positivo”, referiu.
Os que testaram positivo para a covid-19 residem em alojamento particulares, acrescentou a reitora.
A UÉ prestou apoio a todos os estudantes que cumpriram o confinamento obrigatório, nomeadamente com a entrega de alimentação e compras.
Os funcionários da Residência António Gedeão também realizaram testes e “todos deram negativo”.