Cerca de 15 padarias do Alentejo foram fiscalizadas pela ASAE, no âmbito de uma operação a nível nacional.
A ação não identificou infrações nos operadores da região, como revelou à DianaFm o Inspetor Geral da ASAE, Pedro Portugal Gaspar.
“Foi uma operação que teve um objeto de 150 operadores, distribuídos pelo país, dos quais 10% do Alentejo”, mas, nestes, “não foram identificadas infrações”, adiantou.
O responsável máximo da Autoridade de Segurança Alimentar e Económica indicou à DianaFM que a inexistência de infrações no Alentejo pode estar relacionada com fiscalizações anteriores do qual resultaram contraordenações.
Segundo Pedro Portugal Gaspar, o setor da panificação é fiscalizado várias vezes, pela importância que tem na alimentação da população.
Durante operação “Fermento no Pão”, foram verificados os locais de fabrico de pão e produtos de pastelaria, designadamente, as regras de higiene, segurança e qualidade dos géneros alimentícios, o seu licenciamento, verificando-se ainda o tipo de matérias-primas utilizadas, a sua qualidade e o seu acondicionamento e, quando aplicável as condições e temperatura dos veículos de transporte de pão e produtos afins.
Em todo o país, foram fiscalizados cerca de 150 operadores económicos, tendo sido instaurados 51 processos de contraordenação.