O paraciclista alentejano Luís Costa, que alcançou uma medalha de bronze na prova de contrarrelógio de ciclismo de estrada da classe H5 nos Jogos Paralímpicos, teve um controlo antidoping positivo durante a competição.
Luís Costa já reagiu nas redes sociais “fui notificado de que testei positivo para uma substância proibida, em teste antidoping realizado em Paris dois dias antes de competir.
O mesmo diz estar de consciência tranquila, “segundo o relatório trata-se de um diurético (chlortalidona), não tomei deliberadamente tal substância e já pedi a contra-análise”.
Segundo o chefe da Missão de Portugal a Paris 2024, Luís Figueiredo, apesar da suspensão, esta não implica para já a retirada das medalhas, porém, esta pode acontecer «depois de esgotados todos os recursos legais ao dispor do atleta».
De recordar que este foi o segundo caso de doping na equipa que representou Portugal nos Paralímpicos Paris2024, que terminou no domingo. Simone Fragoso foi afastada da estreia nas provas de powerlifting.
Fotografia: Luís Costa