Parlamento: Vítor Gaspar e Pedro Mota Soares explicam transferência dos fundos de pensões
Terça-feira, 10 Janeiro 2012
Nacional
Os ministros das Finanças e da Segurança Social vão hoje ao Parlamento para responder às dúvidas dos deputados sobre a transferência de fundos de pensões da banca para o Estado.
A audição destes ministros pelas Comissões de Orçamento e Finanças e de Segurança Social e Trabalho acontece no âmbito de um requerimento apresentado pelo PCP.
Os deputados comunistas justificaram estas audições, no requerimento apresentado à Comissão de Orçamento e Finanças, com a “importância que reveste a transferência dos fundos de pensões dos trabalhadores bancários” e pelas “consequência que pode acarretar para o Estado, em especial a sustentabilidade da Segurança Social”.
A transferência dos fundos de pensões de bancos privados para o regime geral da Segurança Social permitiu aos cofres públicos encaixar em 2011 seis mil milhões de euros.
Em contrapartida, desde 01 de janeiro, o Estado ficou com a responsabilidade de pagar as pensões destes reformados bancários, num custo que os sindicatos estimam de 500 milhões de euros por ano.