O património rural de Évora precisa de ser conservado e valorizado., A historiadora Catarina Esperança chama à atenção para estas necessidades, num artigo científico agora publicado. Em declarações à DianaFm, a historiadora refere que o património rural do concelho necessita de atenção, inclusivamente porque é pouco conhecido cientificamente.
O estado de conservação do património histórico nas zonas rurais de Évora não é o melhor. Catarina Esperança, dá como exemplos a Vila Romana da Tourega ou a Anta Grande do Zambujeiro.
Tal acontece porque o património rural tem ficado para segundo plano numa clara dependência do centro histórico dia a historiadora. Com a candidatura de Évora a Capital Europeia da Cultura 2021 chegou o momento de refletir sobre este património.
Chegou a oportunidade para “olhar para o património rural do concelho de Évora sob uma nova perspetiva.” As conclusões do trabalho realizado estão nos artigo “Património rural do concelho de Évora – Contribuições para a sua valorização” realizado no âmbito do projecto Ebora Cultura, do Instituto Cultural de Évora.