PCP de Évora discorda da estratégia para surtos de covid-19 em lares

PCP de Évora discorda da estratégia para surtos de covid-19 em lares

Quarta-feira, 13 Janeiro 2021
Alentejo

O PCP de Évora discorda da estratégia da Administração Regional de Saúde (ARS) do Alentejo e do Centro Distrital de Segurança Social para os surtos de covid-19 nos lares.

Em comunicado, a Direção da Organização Regional de Évora (DOREV) do PCP diz que as soluções “não só não resolvem, como, nalguns aspetos, podem agravar as realidades existentes”.

A resposta, afirmam os comunistas, “não passa pelo encerramento ou redução de horários e de pessoal nos centros de saúde, com o encaminhamento de idosos institucionalizados para o hospital, mesmo sem necessidade de internamento”.

“O modelo de centralização hospitalar irá repetir a falha, ao invés de reforçar os meios onde eles podem de facto fazer a diferença”, refere o PCP, sublinhando que o Serviço Nacional de Saúde (SNS) “tem todas as condições para responder aos problemas colocados” e que é “necessário o seu reforço e capacitação”.

Segundo o partido, a pandemia de covid-19 “colocou a descoberto problemas” já anteriormente identificados, como “a necessidade de meios de fiscalização e a criação de uma resposta pública de lares e de outras estruturas de apoio ao idoso”.

Entre outras considerações, o PCP defende o recrutamento de trabalhadores capacitados que, com “condições de estabilidade de emprego e salários dignos”, possam dar “resposta a esta grave carência”, que “não é resolvida” pelas equipas de intervenção rápida.

Comments are closed.

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com