Os grupos parlamentares dos dois partidos questionaram o ministro das Infraestruturas, João Galamba, sobre os impactos das obras da nova ferrovia em Évora.
Nas perguntas ao Governo, apresentadas em separado, falam em incumprimento de medidas de segurança e acessibilidades pela Infraestruturas de Portugal (IP).
Um dos exemplos é a solução prevista para ligar o Caminho Municipal 1090, que serve os moradores da zona da Garraia, à Estrada Nacional 18.
A Associação de Moradores da Garraia contesta o entroncamento que vai ser criado para ligar o Caminho Municipal 1090 à Estrada Nacional 18, por ser numa curva e ter uma pendente muito acentuada.
O PCP quer saber se o Governo tem conhecimento da situação, como pensa corrigir as violações do acordado e como vai garantir o cumprimento da segurança nos caminhos e acessos alterados.
Já o PSD questiona o Governo sobre se conhece dos constrangimentos, para quando o cumprimento integral das medidas de minimização e se a IP vai avançar com uma solução alternativa para ligação da zona da Garraia à EN18.