O PCP entregou hoje no Parlamento dois projetos de resolução em que recomenda o transporte de passageiros e três paragens na futura linha ferroviária entre Sines e o Caia.
Os projetos de resolução foram apresentados, esta manhã, em conferência de imprensa, na sede do PCP em Évora, pelo líder parlamentar comunista, João Oliveira
“Este investimento deve ser considerado, projetado e concretizado de forma a que a região não fique a ver passar comboios”, afirmou o também deputado eleito por Évora.
Num dos projetos, o PCP recomenda ao Governo do PS que tome as “medidas necessárias para garantir os transporte de passageiros” na nova linha ferroviária.
Propõe também que “um plano para o desenvolvimento do transporte ferroviário de passageiros no plano regional”, a “articulação do novo eixo ferroviário com a rede ferroviária existente no distrito” e, até, “a possibilidade de reativação” de linhas que foram desativadas.
O outro projeto de resolução defende a “possibilidade de carga e descarga de mercadorias em três pontos essenciais”, nomeadamente em Vendas Novas, Évora e Alandroal.
As paragens de Vendas Novas e Évora são justificadas pelas “componentes de produção industrial mas também agrícola” e em Alandroal porque “poderia ser muito positivo” para o setor das rochas ornamentais e do mármore.
O PCP sugeriu também o aproveitamento do material depositado nas escombreiras das pedreiras da região para para a construção da linha ferroviária, dando “um contributo” para a economia local e para a resolução de um problema ambiental.