O PCP requereu as audições no Parlamento do ministro do Planeamento, Câmara de Évora e Infraestruturas de Portugal (IP) sobre o troço junto à cidade da nova linha ferroviária Sines-Caia.
O requerimento do grupo parlamentar comunista para a realização das audições vai ser votado hoje na Comissão de Economia da Assembleia da República.
Ontem, no programa Praça da República, da DianaFM, o líder parlamentar do PCP e deputado eleito por Évora, João Oliveira, explicou os objetivos das audições.
“O PCP requereu estas três audições na Comissão de Economia para que se possa clarificar o quadro da decisão que melhor sirva, não apenas o investimento, mas também os interesses do concelho de Évora e da sua população”, referiu.
João Oliveira indicou que “surgiu recentemente a informação” de que o Governo está a preparar-se para tomar uma decisão que “não corresponde ao que foi discutido com as populações e autarquias” nem à solução “que melhor salvaguarda os interesses do concelho e da população”.
O troço junto a Évora da futura linha férrea Sines/Caia obteve Declaração de Impacte Ambiental (DIA), com parecer “favorável condicionado” à construção do corredor que apresenta uma distância intermédia em relação à cidade, dos três que foram estudados.