A Câmara Municipal de Évora aprovou por unanimidade o Plano Municipal da Juventude 2021/2025.
Este é um documento estratégico que autoriza planear o desenvolvimento e implementação das políticas de caracter global e transversal. Responde aos desafios colocados, facilita os recursos e os serviços que dão a possibilidade aos jovens de alcançar a plena cidadania.
Segundo o Município, “o Plano Municipal da Juventude teve por base a elaboração do diagnóstico juvenil do concelho de Évora e consolidou-se com a abertura de diversos canais de participação juvenil, os quais tiveram ampla resposta por parte dos jovens do concelho, num processo bastante rico, tanto na diversidade de entidades intervenientes como nos contributos recolhidos”.
O documento está “sempre” aberto à introdução de novas medidas, programas ou projetos, de modo a acompanhar as mudanças da realidade e a existência de novos desafios, preocupações e constrangimentos.
O plano está assente em quatro eixos estratégicos: Évora Participativa (Comunicação & Novas Tecnologias/Participação & Associativismo/Equipamentos Municipais), Évora Criativa (Emprego & Inovação/Cultura & Criação), Évora Solidária (Educação & Formação/Habitação/Cidadania & Igualdade) e Évora Sustentável (Ambiente, Património/Território & espaço Público/Desporto, Lazer & Vida Sustentável).
De acordo com a autarquia, estes “eixos têm vários objetivos operacionais alcançados através de um vasto conjunto de medidas/ações concretas, contendo referência a programas, projetos e iniciativas já implementadas ou a implementar pelo município”.